Santa Maria do Herval

O Calçadão
Localizado na Rua 25 de Julho, as margens do Rio Cadeia em Santa Maria do Herval, o Calçadão é muito frequentado, apesar de não ser considerado um “ponto turístico” O Calçadão é frequentado principalmente pelas pessoas do município, mas também frequentado pelos visitantes principalmente por ser um local cheio de hortênsias, árvores, flores, por estar perto do rio e também por se localizar bem perto da entrada da cidade.
Lá as pessoas encontram os seus amigos, conversam, tomam chimarrão, escutam musicas etc. O Calçadão possui vários bancos, várias mesas e lixeiras, ao lado dele tem uma pequena ilha que é um ótimo lugar para se fazer um piquenique as margens do rio e cercado pela natureza.

Relatório das Entrevistas calçadão
O nosso grupo entrevistou sete pessoas. Todas as pessoas entrevistadas consideram o calçadão um ponto turístico Das pessoas que entrevistamos cinco frequentam às vezes o calçadão e duas frequentam ele bastante Na nossa entrevista perguntamos se as pessoas tinham alguma ideia para melhorar o calçadão às ideias foram:
• Ter mais bancos;
• Ter um barzinho onde se pode comprar comidas e bebidas;
• Ter mais lixeiras;
• As pessoas terem mais conscientização para com o lixo;
• Não poder mais colocar som alto;
Na nossa entrevista perguntamos o que as pessoas faziam quando iam ao calçadão elas falaram que:
• Conversavam;
• Encontravam os seus amigos;
• Tomavam chimarrão;
• Escutam musicas;
• Bebem cerveja;
• Andam de bicicleta.
A faixa etária das pessoas que entrevistamos é de 11 anos a 49 anos.

Caverna dos bugres
O nosso grupo da caverna dos bugres entrevistou 7 pessoas , onde cada um a respondeu as seguintes perguntas:
• A caverna dos bugres é bastante turística?
• A caverna dos bugres é bastante preservada?
• O que você gostaria de mudar neste local?
• Para você quais são as coisas boas e ruins neste local?
• Você frequenta este ponto turístico bastante?

As pessoas falaram que a caverna é um ponto bastante turístico e histórico para o município, e não é um ponto muito bem preservado, pois as pessoas jogam o lixo no chão e isso prejudica a natureza.
Neste local as pessoas gostariam de mudar algumas coisas, ex: Diuly gostaria que esse local fosse mais explorado, mas já o Chiquinho gostaria de que o pessoal da prefeitura fizesse um ponto de visitação com um cartão postal da cidade, e que podiam fazer trilhas de pedras e bancos para as pessoa se sentarem e tomarem um chimarrão.
O nosso grupo perguntou quais as coisas ruins e boas neste local, então algumas pessoa responderam que este lugar é muito bonito e, que ainda não foi destruído pela mão humana, que retrata uma grande parte da nossa historia e que é um lugar calmo. E por fim a maioria das pessoas respondeu que ia mais no verão visitar este local.
O que o grupo acha:
Nós achamos esse ponto bastante turístico e bem preservado a única coisa que iríamos querer que mudasse é que podiam colaborar um pouco com o lixo podiam levar sacos plásticos para colocar o lixo dentro.

O museu
Na entrada de Santa Maria do Herval, damos de cara com um grande casarão antigo, construído totalmente em técnica enxaimel. Trata-se do Museu Histórico Municipal de Santa Maria do Herval.
Destaca-se ainda o trabalho de marcenaria dos altares e púlpitos, também com formas neogóticas.
Lá encontra-se principalmente objetos muito antigos, que representam a história da cidade.
Também lá funciona uma biblioteca repleta de livros antigos e também mais novos. Muita gente, principalmente os estudantes frequentam o
Museu para fazer pesquisas nos livros ou nos computadores que lá tem.
Encontra-se muito retratos, moedas, armas e móveis que os antepassados usavam.
Na nossa opinião o Museu é um lugar muito bonito, aconchegante e um ponto turístico muito importante para a nossa cidade tão bela.
Lá aprendemos muita coisa sobre a cultura e a história passada da nossa cidade.

Larissa Schneider, Felipe Zimmer, Jennifer Haubert, Fabiano dos Santos e Camila Boeff.

A Cascata de Santa Maria do Herval
A Cascata do Herval, a maior do estado em queda livre, com 125 metros, localiza-se a um quilômetro do centro. Da cascata também faz parte a usina Hidrelétrica de Santa Maria do Herval que foi construída em 1941. A barragem da cascata possui 72,8 metros de comprimento e 9,6 de altura.
Para chegar à cascata pode-se passar por uma trilha à beira do rio, que tem perfeitos clareiras para pique-niques e churrascos (um assado de carne) entre família e amigos e uma mata exuberante cercando o rio. Além desses encantos, ainda há belos caminhos rochosos rio acima, por onde se pode chegar ao outro lado do rio e aproveitar para passear pela mata e escutar os relaxantes cantos dos passarinhos, o gostoso balançar das árvores, o ótimo som de pequenos riachos e os gritos longínquos de animais como diversos tipos de macacos.
Outro bom lugar de se visitar é atrás da queda d’água da cascata, por onde pode-se escutar a queda da água se chocando contra as pedras. Esta sensação é indescritível.
Observação: a visitação à cascata é grátis.
Érick Giovani Boufleur


Igreja Matriz
Conhecida por suas belas paisagens e pela tradição no cultivo e na comercialização da batata, Santa Maria Do Herval teve sua origem a partir da localidade de Morro Dos Bugres.
O nome Santa Maria Do Herval é uma homenagem a Santa Maria, padroeira da primeira igreja construída na localidade, a igreja Nossa Senhora Auxiliadora.
Esse ponto turístico é localizado bem no centro de Santa Maria Do Herval, a igreja é católica.
É um lugar muito frequentado pelos habitantes de SMH.

5 comentários: