Curiosidades

Meus tios no Keffas

Essa foto foi tirada no dia 20/02. O nome das pessoas são Vera, Marino, Marcio, e os três são tios do meu pai. Essa foto pertence à tia do meu pai e Vera. Eu escolhi esse foto, porque lembra os meus tios que já morreram.

Jennifer Bianca Haubert

Puda Fass

A pessoa que entrevistamos é o Arthur e Werna. O objeto pertence à nossa família há 80 anos. Pertencia ao Arthur Thomé e Verné Thomé, são os avós de Manieli. Esse objeto, Puda Fass, servia e ainda serve para fazer manteiga. Esta máquina era feita de madeira e ferro. Esta máquina foi comprada em 1932 em Morro dos Bugres. Este objeto foi comprado há muitos anos e faz parte da minha família hoje e sempre será.

Dafani e Manieli

Castiçal

O meu objeto é um castiçal feito com alumínio. Este objeto já passou por cinco gerações, ele foi da mãe da madrinha da minha mãe, ele foi comprado por volta de 1912. Este objeto era usado para iluminar a ambiente, era colocada uma vela nele, pois a luz elétrica não tinha chegado naquela localidade. Para saber estas informações eu entrevistei a minha avó Lilia Bartzen no dia 20/05/12.

Larissa Zähler









Cartilha do Guri

Um objeto que pertencia ao meu avô José Silvio Kieling. Ele o ganhou da escola onde ele é professor no ano de 1977 e ele está entre nossa família há 35 anos. Ele é feito de papel. Este objeto servia para ensinar os alunos dele a ler e a escrever. Com este livro eu aprendi a ler e escrever.

Emelin Laís Kieling Alles



Ferro de Passar

Estou entrevistando alguma coisa que era muito importante na vida das pessoas de antigamente, era um ferro de passar roupa com carvão. Foi minha bisavó que usava, ele foi adquirido nos tempos da minha bisavó. Ele funcionava assim: eles abriam o ferro, botavam o carvão, assopravam de um lado, e saía de outro, fecharam o ferro, e estava pronto para passar roupa. Ele era feito de madeira e ferro e ele é de origem alemã.

Luan Muck

As Cartas da minha Bisavó

As cartas da minha bisavó eram do ano de 1921 e eram escritas em estilo gótico. As cartas eram entregues por um carteiro que entregava as cartas com um cavalo.

Luka San Steffen

A Foto de minha Vó e de meu Vô

Este objeto pertence à minha família há 31 anos. Tiraram a foto com 18 anos antes de se casar do lado da igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Fizeram a foto para se recordar de quando eram jovens com uma câmera muito antiga. Naquela época eram noivos.

Álan Augusto Kroetz Haubert

Foto

Era uma foto do meu pai Leonardo Schneider. Ele tinha 17 anos de idade e esta foto foi tirada no pátio do Estádio Olímpico – estádio do Grêmio. Estavam na foto meu pai e seus amigos que tinham o nome de: Lucianinho, Milton e o Fabio. Eles jogavam juntos com meu pai na escolhinha do Grêmio. Esta foto foi tirada no ano de 1988.

Leonardo Schneider Júnior

O Livro de minha Família

Eu entrevistei meu pai sobre o livro Irmão José Boufleur, escrito por Jacob José Parmagnani. Este livro nos informa sobre a imigração dos Boufleur para a Alemanha, além de mostrar-nos a castelo da Família, em Graon, na França. Este objeto tem mais de vinte e cinco anos, passado de mão em mão, de pai para filho, até chegar aqui na minha casa, em Santa Maria do Herval. Para fabricá-lo foi usado material reciclado e sua capa foi plastificada para melhor conservação.

Érick Boufleur

Laternenlicht ou Lanterna
O Laternenlicht está na minha família há 100 anos. Ele pertencia ao tio da minha bisavó e servia para pescar, caçar, visitar etc.
Este objeto foi feito de madeira no ano de 1912. Era uma peça que o meu bisavô José Urbano Braun usava.
O nome da minha bisavó é Maria Elga Utzig e do meu bisavô José Urbano Braun.
Foi entrevistado no dia 19/05/2012 e foi a minha bisavó que me explicou tudo.

Francilene Scholles Braun







Máquina de Costurar

Pertencia a minha avó paterna Therezinha Fröhlich. Foi feito no ano de 1955. No ano de 1973 foi comprado. Teve 15 anos de garantia. Servia para fazer roupas para a família inteira. O valor pago foi de 70,00 mil cruzeiros. Foi feito de madeira forte e metal. Eu entrevistei meu avó paterno Arnildo Fröhlich.

Nicole Taís Fröhlich





Foto da 1º comunhão

Eu entrevistei uma foto que foi tirada no ano de 1972 e que foi tirada na 1º comunhão da minha avó e dos meus tios avos. Foi tirada na casa da minha bisavó que tinha 39 anos na época. A foto é guardada pela minha mãe que vem de geração em geração. Primeiro pela minha bisavó e depois minha avó e agora está com minha mãe. Agora vai ser passada a
minha irmã.

Diego dos S. Gomes

Casamento dos meus avos

No ano de 1970 foi um dia especial para meu avô e minha avó, foi o ultimo dia que seriam solteiros. Se eu não me engano nesse dia faltou luz e o casamento também começou atrasado e o meu avô viu minha avó antes do casamento. Minha avó tem 3 filhos. Dois homens e uma mulher.
Hoje Ismael Irique Fassbinder está namorando e meu pai Arlei Ivandro Fassbinder está casado. Ele tem uma filha de 13 anos e a Juliana tem uma filha. Escolhi essa foto para lembrar os velhos tempos dos meus avos.

Larissa S. Fassbinder

Fotos Antigas

Eu trouxe 3 fotos antigas que eram da minha mãe quando era ainda adolescente e uma amiga dela. Uma foto era quando a mãe da minha mãe se casou. O nome da minha mãe é Lurdes Maria Kasper.

José Paulinho Kasper

Album de Fotos

É um álbum de fotos, ele pertenecia ao meu pai e a esposa (em memória). Ele está na minha família há 32 anos, e é uma lembrança do casamento do meu pai e sua esposa (em memória). Ele foi comprado em 1964. Para mim ele serve de lembraça da família do meu pai. Ele pertenecia ao meu pai Marío Zimmer e a sua esposa.

Vanessa Schneider Zimmer

Binóculo

Um objeto que perteneceu ao meu bisavô paterno José Urbano Braun. Este objeto está dentro da nossa família há 40 anos. Depois do falecimento do meu bisavô foi passado para o meu avô Aloísio Donato Braun onde também depois do seu falecimento foi passado para mim. Este objeto servia e ainda serve para enchergar as coisas mais de perto.
O material utilizado para fabricar este binóculo foi o plástico.
Em 1972 foi adquirido e agora esta em generação em generação passando na minha família.

Franciele Scholles Braun

Vestido da garota emancipação da Festa da Batata

O meu objeto é um vestido da garota emancipação da 1º Kartoffelfest.
Este objeto pertence a minha tia Grasiela Maria Schuh. Ela ganhou este objeto em 1991 quando aconteceu a 1º Kartoffelfest. Ela já tem esse objeto há 22 anos. Ela usou esse vestido durante toda Kartoffelfest, ela usou o vestido junto com ima faixa e uma tiara de flores. Eu entrevistei minha tia no dia 20-05-2012.

Nicole Rafaela Schuh

A certidão de casamento dos meus pais

Meus pais se casaram em 1996. A certidão é muito importante porque mostra que meus pais prometeram se amar até o fim da vida deles. Agora eu não lembro o dia que eles se casaram, mais sei que foi no ano de 1996.
É um objeto que deve ser usado para guardar num lugar limpo, ele vai trazer muitas lembranças do casamento.

Bruna Schuck

Máquina de Costura da minha avó paterna

A máquina é muito velha, não sei exatamente o ano em que ela ganhou. Só sei que ela ganhou essa máquina da mãe dela, que no caso é minha bisavó.
A minha avó se chama Herta Balff, ela mora em Boa Vista do Herval, no meio do nada.
A minha avó não usa ela muito no dia-a-dia, porque agora ela faz queijo para vender.
Eu acho que ela guarda muitas lembranças, porque pertenceu a mãe dela, e a mãe dela já morreu há muito tempo atrás.

Camila Boeff

16 comentários:

  1. Emelin Lais Kieling Alles29 de mai. de 2012, 15:13:00

    adorei as coriusidades

    ResponderExcluir
  2. porque alghuns não tem fotos como o meu?

    ResponderExcluir
  3. adorei as curiosidades

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito legal! Mas o nome da minha vó está errado, o certo é Lilia Bartzen, se tiver como mudar agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. adorei tudo agora estou conhecendo mais objetos!adorei
      francilene scholles braun

      Excluir
  6. Muito legais esses objetos! Adorei! E acho que vocês também gostaram de pesquisar sobre essas coisas, não?

    ResponderExcluir
  7. Parece que vocês gostaram mais de ver os objetos aqui do que na sala de aula. Por quê?

    ResponderExcluir
  8. eu gostei muito das curicidades ,mas eu tambem vou trazer uma curosidade
    daqui a algum tempo e espero que voces gostam!! Mas depois voces vao ver !! xau

    ResponderExcluir
  9. Nicole Taís Fröhlich15 de jul. de 2012, 13:59:00

    Se puderem trocar o nome da Camila.O certo é Boeff e não Balff. Viele Danke!!!

    ResponderExcluir
  10. NOS GOSTAMOS MUITO DOS OBJETOS MESMO SENDO QUE ALGUNS NÃO TEM FOTOS PELA ESCRITA DA PARA SABER OU TER UMA IDEIA SOBRE COMO SÃO ESSES OBJETOS

    ResponderExcluir
  11. que legal gostei muito sobre o seu binoculo egostei de apreder sobre sua familha

    ResponderExcluir
  12. EU ODIEI, QUERO COISAS SOBRE A USINA HIDRELÉTRICA DO HERVAL E NÃO ESSAS COISINHAS QUE NÃO INTERESSAM.

    ResponderExcluir
  13. Você poderia disponibilizar esta cartilha em pdf? Meu pai queria muito
    deisi.dsd@gmail.com

    ResponderExcluir